Resenha: Star Trek Portal do Tempo

“Space the final frontier. These are the voyages of the starship Enterprise.It’s continuing mission,To explore strange new worlds,to seek out new life and new civilizations. To boldly go where no man has gone before.”

Star Trek Portal do Tempo é uma aventura muito semelhante ao que podemos ver na série clássica de  Gene Roddenberry, incluindo muitos elementos marcantes como o elenco original e ligações com episódios da série.

Antes de falar sobre o livro e sua história, vale destacar a edição mais recente do livro lançada pela Editora Aleph, onde logo no início temos um prefacio muito legal escrito pelo Salvador Nogueira, criador do blog www.trekbrasilis.org que aliás recomendo muito, provavelmente o mais completo sobre o assunto e em seguida temos a descrição dos tripulantes e da própria U.S.S Enterprise como também um glossário ao final do livro com os termos mais utilizados dentro do universo de Star Trek.

A história se inicia com Spock e dr. McCoy jogando uma partida de xadrex quando são avisados que foram encontradas evidências da existência de Vulcanos no passado do planeta Sarpeidon, o que não era mapeado por estudos anteriores. Spock logo se recorda da missão da tripulação da U.S.S Enterprise ao planeta dois anos antes, onde Spock volta ao passado de Sarpeidon e se apaixona por Zarabeth. A única possibilidade é que o Vulcano retratado nos estudos seja seu filho.

Spock, Capitão Kirk e dr. McCoy voltam ao passado de Sarpeidon com o aval da Vulcana T’Pau para averiguar o que ocorreu, quem é esse Vulvano filho de Spock? Para isso eles utilizam o Guardião da Eterniadade como meio de chegar ao passado e lá encontram Zar, filho de Spock com Zarabeth. O rapaz é levado para junto da tripulação onde aprende os costumes e habilidades dos Vulcanos. Como Spock tem seu jeito frio e calculista, caracteristico da sua raça, Zar não consegue a atenção e carinho do pai como imaginava.

Posteriormente os Romulanos, raça guerreira do universo Star Trek tenta descobrir o paradeiro do portal do tempo. A tripulação da Enterprise então tenta impedir que isso aconteça pois as consequências podem ser devastadoras.

Star Trek Portal do Tempo é uma livro para fãs e para aqueles que não conhecem nada desse universo ( assim como eu). É um livro curto com uma história muito leve e divertida porém trás a dinâmica dos episódios clássicos da série de TV e te deixa com vontade de descobrir novas fronteiras.

Nota: 8/10

Como material de apoio ao livro, recomendo assistir aos episódios:

“The City on the Edge of Forever” S01E29

Episódio onde temos a primeira aparição do Guardião da Eternidade.

“The Enterprise Incident” S03E02

Nesse episódio Capitão Kirk e Spock entram na nave dos Romulanos para roubare o dispositivo de camuflagem, artefato que é importante em um ponto do livro Portal do Tempo.

“All Our Yesterdays” S03E23

Provavelmente o episódio mais importante para se conferir pois é nessa aventura que os fatos anteriores a Portal do tempo ocorrem, mostrando o encontro de Spock e Zarabeth no passado de Sarpeidon.

Lembrando que toda a série clássica está no catálogo da Netflix e que ano que vem teremos a nova série intitulada Star Trek: Discovery.

“Vida Longa e Próspera.”

 

Deixe uma resposta

Nome *
E-mail *
Site